IMPORTANTE!!
Esse blog não pretende usar postagem de nenhum outro blog em seu nome. Aqui eu posto o que vejo e gosto, e junto com isso os devidos créditos. Caso os créditos de alguma postagem não estejam certos, entre em contato comigo para que eu possa corrigir. Desde já, obrigada!
Recadoseglitters.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Religiosidade :: Quaresma, tempo de reflexão, oração, penitência e caridade

Período de 40 dias que antecede a festa-ápice do Cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo



Começa hoje, quarta-feira (9) a Quaresma, palavra que vem do latim e simboliza o período de 40 dias que antecede a festa-ápice do Cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo, celebrada no Domingo de Páscoa. Os fiéis veem na Quarta-Feira de Cinzas um sentido de reconhecimento das faltas e a abertura para o perdão de Deus.

O papa Bento XVI, maior líder católico divulgou recentemente uma mensagem para Quaresma 2011. No texto o papa cita a importância do Batismo na vida do cristão e a Quaresma, como ocasião para essa reflexão.

O período que começa após a festa “pagã” tem vários ritos:

- O que é e como surgiu
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Na Quaresma que começa na quarta-feira de Cinzas, os católicos são convidados a fazer uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, em que os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa.

- O significado dos 40 dias
Na Bíblia, o número 4 simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam as fases do tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo desse número na Bíblia.

- O que os Cristãos devem fazer no tempo da Quaresma
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão e para se aproximar de Deus.

- O Jejum
É costume jejuar na Quaresma como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que a maior necessidade do ser humano é Deus. Oficialmente o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Pela lei da Igreja Católica, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos.

- Celebrações
O fim da Quaresma marca o início das celebrações da Páscoa, a começar pelo Domingo de Ramos, que significa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Depois, celebra-se a ceia do Senhor, realizada na Quinta-feira Santa, conhecida também como o lava-pés. A seguir vem a Sexta-feira da Paixão, que celebra a morte do Senhor. No
Sábado de Aleluia é celebrada a vigília pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a missa da Páscoa.

Matéria Fonte: Confederação Nacional dos Bispos do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...