IMPORTANTE!!
Esse blog não pretende usar postagem de nenhum outro blog em seu nome. Aqui eu posto o que vejo e gosto, e junto com isso os devidos créditos. Caso os créditos de alguma postagem não estejam certos, entre em contato comigo para que eu possa corrigir. Desde já, obrigada!
Recadoseglitters.com

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

VERMELHO MARAVILHA - FRUTA OU LEGUME?


Essencial na cozinha mundial, este ingrediente de origem sul-americana vive uma crise de identidade - afinal, é fruta ou legume? Pois o tomate é bom de qualquer jeito.

tomates3.jpg
 Há cerca de 500 anos, ele foi chamado de fedido, venenoso e encapetado e a Igreja Católica a proibi-lo por seus suportos efeitos afrodisiacos. Mas ele se superou, transformando-se num ingrediente básico da gastronomia de inumeras regiões do globo. O tomate é o acompanhante ideal das massas Italianas, dos frutos do mar ibéricos, dos nachos mexicanos, dos fas-food norte-americo, e até da vodca russa, no temperado drinque blood mary.
O primeiro pé do fruto - tratado como legume por seu uso culinário nasceu onde hoje é o Peru e o Equador. Mas o mais antigo relato sobre ele veio da Guatemala,  no seculo XVI.
O conquistador Espanhol Bernal Diaz del Castillo contou que foi recebido pelos nativos com uma mistura de tomate, pimenta e sal. Entretanto, os povos pré-colombianos canibais também usavam o ingrediente em pratos nada hospitaleiros: com tomates, os astecas - de cujo idioma vem o termo xitomart, raiz do nome que conhecemos - temperavam a carne de seus adversários.
Na italia, onde se tornaria a bese de molhos para lá de classicos, o pomodoro(maça de ouro) só ficou conhecido nos primeiros anos do século XIX. “Nessa época, em Nápoles, vendiam-se na rua espaguetes temperados com manteiga e queijo ralado. De repente., alguém teve a ideia de utilizar tometes - até então usados para acompanhar carnes - e foi um secesso”.
Hoje se sabe que, além de versátil e delicioso, o tomate faz um grande bem a saúde. O licopeno, antioxidante que lhe confere a cor vermelha, retarda o envelhecimento e protege contra o câncer principalmente o de prõstata. Por isso, aconselha-se comer pelo menos um por dia.
painel-de-tomates.JPG
Quem é Quem Cerca de 7 mil tipos de tomate. Confira as caracteristicas e usos dos principais.            
Cereja - pequeno, tem sabor adocicado. Seu formato é ótimo para saladas e aperitivos.
Carmen - Mais arredondado, é utilizado em saladas e molhos. Possui longa validade.
Débora - Oval, também dura muito. É proprio para saladas e para fazer tomate seco
Andrea(ou Italiano) - De formato comprido, é usado para saladas, molhos e sucos. Também e servido desidratado.
Mamotaro(ou Caqui) Tem polpa grossa e levemente ácida. Serve para saladas e lanches quentes ou frios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...