IMPORTANTE!!
Esse blog não pretende usar postagem de nenhum outro blog em seu nome. Aqui eu posto o que vejo e gosto, e junto com isso os devidos créditos. Caso os créditos de alguma postagem não estejam certos, entre em contato comigo para que eu possa corrigir. Desde já, obrigada!
Recadoseglitters.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como conseguir emprego sendo menor de idade

Como conseguir emprego sendo menor de idade

A necessidade de ajudar a família faz muitos jovens brasileiros procurarem um emprego desde cedo. Trabalho para menores de idade é permitido em alguns casos. Saiba quais são:

Proteção

Existe uma série de normas para proteger os menores de idade. No Brasil, o trabalho é proibido até os 14 anos. 

CLT

Jovens com idade entre 16 e 18 anos têm o contrato regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), assim como um trabalhador adulto, mas não podem trabalhar no período noturno (entre 22h e 5h), exercer qualquer função que exija muito esforço, ofereça risco de morte ou que possa prejudicar sua saúde com o decorrer do tempo.

Direitos dos aprendizes

Quem tem entre 14 e 15 anos só pode trabalhar na condição de aprendiz, que possui todos os direitos dos trabalhadores menores de idade e mais alguns outros. O contrato tem duração máxima de dois anos e é todo especial. Quem está no ensino fundamental não pode trabalhar mais de 6 horas por dia. É proibido fazer hora extra e o empregado deve realmente exercer função de aprendizado. Também é garantido salário proporcional ao mínimo e depósito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Estudo

O empregador também é obrigado a conceder ao menor o tempo necessário para a frequência no colégio.

Amadurecimento

O jovem pode conversar com outros trabalhadores da empresa para saber se os direitos são respeitados. Além do dinheiro, um bom trabalho deve ajudar o jovem a amadurecer e a aprender a lidar melhor com as pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...